Meditaçao Mindfulness, O que é? Como começar a praticar?

Quando começas a praticar Meditaçao Mindfulness, começas a ter mais energia, a dormir melhor, a tua saúde vai melhorar, a tua autoestima vai-se reforçar, ajudando a tomar melhores decisões e a desfrutar melhor da vida.Aprende a meditar e os seus benefícios, passo a passo.






Meditação mindfulness, também conhecida como atenção plena, é uma prática que envolve focar a atenção no momento presente de maneira consciente e sem julgamentos. O objetivo é cultivar uma consciência clara e uma aceitação do que está a acontecer no aqui e agora. Essa prática pode incluir a observação da respiração, das sensações corporais, dos pensamentos e das emoções, permitindo que eles venham e vão sem apego ou aversão.


Mindfulness tem sido associada a uma variedade de benefícios para a saúde mental e física, como a redução do stress, a melhoria da concentração e a promoção de um bem-estar geral.

Para praticar meditação necessitamos apenas de 2 passos essenciais: encontrar um sítio confortável e respirarmos pausadamente.

No meu caso gosto de acender um incenso e colocar cristais para uma melhor difusão de energia, e para criar um ambiente acolhedor e mágico. Mas não é essencial.


Quando pensamos em meditação, vem-nos à mente a imagem de um monge sentado numa postura difícil, tentando alcançar a iluminação, que não se sabe muito bem o que é. Mas a meditação mindfulness não se trata disso. Da mesma forma que não é necessário deixar a mente em branco, algo que nem sequer é possível. Ter a mente em branco também não nos ajuda a solucionar os problemas reais que enfrentamos.


O que ajuda, e muito, é sairmos do pensamento descontrolado e deter as preocupações que assaltam a tua mente e que só servem para te encher de tensão e angústia. Se pudesses pôr ordem o teu caos mental e emocional, terias a clareza mental necessária para tomar melhores decisões e, à medida que fores logrando resultados satisfatórios, te sentirás melhor, com maior confiança e autoestima, e rapidamente essa vitalidade se estenderia a muitas outras áreas da tua vida.














Poderias soltar as pesadas cargas que te detiveram durante anos, enfrentar os teus medos com coragem, melhorar as tuas relações pessoais e laborais, ter a audácia para viver a vida que realmente queres viver. E isso é basicamente o que a meditação mindfulness te ajuda a conseguir, e o melhor de tudo é que o podes fazer em qualquer lugar e apenas por uns minutos ao dia.


Fazer da meditação um hábito pode refletir-se em várias áreas da tua vida: alimentação, economia, saúde, humor, relações e comportamentos, pois permite-te recuperar o domínio da tua energia mental, sem cair em negatividade e dramatismo.


Encontra um sítio cómodo e senta-te; se for no chão, cruza as pernas; se for numa cadeira, assenta a planta dos pés no chão. Respira pausadamente e enfoca a tua mente na respiração, para que a tua mente fique ancorada no momento presente.


A respiração acelerada cria níveis muito elevados de dióxido de carbono no sangue e ativa uma resposta de stress no nosso sistema nervoso, aumenta o ritmo cardíaco e sobe a pressão arterial. As células, os tecidos e os órgãos deixam de receber os seus nutrientes essenciais, o crescimento biológico é interrompido, os processos de inflamação são ativados e a doença aparece. E tudo isto causado por uma respiração acelerada.


Com a prática de mindfulness, a respiração é diferente, de forma pausada e profunda, num ritmo mais lento, alcançando zonas mais profundas do corpo, usando o diafragma para que ao inalamos, o ar passar pelos pulmões mas não ficar só aí, chegando também à barriga e enchendo-a de ar. Algo tão simples como isso provoca o relaxamento do sistema nervoso, porque o teu corpo absorve as hormonas do stress e outros neuroquímicos mais benéficos começam a ser libertados: endorfina, dopamina, serotonina, acetilcolina, que induzem ao sono e descontraturam os músculos, relaxando-os.













Pode ser que, quando comeces esta prática de respiração, te custe um pouco e te sintas estranho ao princípio, mas é normal. Com o tempo, vais notar que a tua respiração melhora e se torna simples.


Enquanto respiras pausadamente, enfocas toda a tua atenção aí, deixas que o teu corpo respire segundo a sua própria cadência. E começas a focar a atenção na respiração e assim instalas-te na presença, respiração a respiração, até que te distraias, porque te vais distrair, a mente vai levar-te a um pensamento, que te leva a outro pensamento, e a outro mais, e quando te dás conta, já estás muito longe do momento presente.


Isto acontece a toda a gente e não podes evitá-lo. O que tens de fazer quando a mente se dispersa é regressar à tua respiração tranquilamente. A tua respiração é a âncora que te traz ao momento presente. A tua mente distrai-se uma e outra vez e tu pacientemente a trazes novamente ao momento presente.


O objetivo do mindfulness não é eliminar os pensamentos, nem deixar a mente em branco; o objetivo é conseguires dominar a tua atenção para que, quando o teu pensamento se descontrole e desoriente, sejas capaz de sair daí voluntariamente. Com a prática, tornas-te um observador da tua mente, tornas-te consciente dos pensamentos que a mente coloca à tua frente, começas a conhecer-te melhor e às tuas distrações, à tua dor, à tua interpretação, coisas que carregas mas só emergem durante a meditação porque, durante o stress do dia a dia, permanecem ocultas. Podes usar essa informação sobre ti para o teu próprio crescimento, melhoria e realização.



É uma autoconsciência que tem um impacto na tua vida a muitos níveis: como o teu sistema nervoso não está tão alerta, a tua mente está mais calma, já não está tão cheia de negatividade, preocupações, ansiedade, hostilidade. Quando começas a praticar mindfulness, começas a ter mais vitalidade, a dormir melhor, a tua autoestima vai-se reforçar, as tuas relações vão ficar mais autênticas e significativas. Podes manter-te mais firme perante situações difíceis, imprevistos e adversidades, ajudando a tomar melhores decisões e a desfrutar melhor da vida.


Mas isto só se consegue fazendo da meditação um hábito diário. A meditação é uma prática de muitas culturas e religiões, que podes fazer em qualquer lugar, despendendo apenas alguns minutos.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

JAZZ: A Música que Dança com a Alma 🎷

Tomada de Posse de Trump: Um Show de Reality Show com Magnatas de Luxo